Inspeções Aéreas

Inspeção com drones

Inspeções Aéreas Topografia é a ciência que estuda as características naturais ou artificiais da superfície de um terreno. O objetivo é coletar dados que ajudam em áreas como construção civil, sistema viário, mineração, indústria, entre outras. Se pudéssemos resumir a importância da topografia em uma palavra, ela seria “precisão”. O estudo topográfico de um terreno é essencial, pois essas informações evitam erros no projeto de arquitetura, desperdícios de material e desrespeito às legislações vigentes.

Inspeção com drones: soluções profissionais oferecidos pela GeoPilot

Topografia é a ciência que estuda as características naturais ou artificiais da superfície de um terreno. O objetivo é coletar dados que ajudam em áreas como construção civil, sistema viário, mineração, indústria, entre outras.

Inspeções Aéreas: Inspeção em Parques Solares

Primeiramente, o principal objetivo das atividades topográficas é a obtenção da planta topográfica. Em que, para sua elaboração, necessitam de dados coletados durante um levantamento topográfico. Entretanto, as atividades de um levantamento topográfico são orientadas pela Norma Brasileira NBR 13133 – Execução de levantamento topográfico. Definindo-o como o conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida. Primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. Portanto, a estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com equidistância também predeterminada e/ou pontos cotados.

O&M solar: drone com camera termográfica para otimizar a produtividade em Parques Solares

Na execução do levantamento topográfico obtemos:

  • Conhecimento geral do terreno: relevo, limites, confrontantes, área, localização, amarração e posicionamento;
  • Informações sobre o terreno destinadas a estudos preliminares de projetos, a anteprojetos ou projetos básicos e a projetos executivos.

Ademais, o objetivo do levantamento topográfico deve estar bem estudado antes de a realização do mesmo para que utilizemos métodos de execução compatíveis com as necessidades pré-definidas. As medidas angulares, medidas lineares, medidas de desníveis e as respectivas tolerâncias em função dos erros consideramos como base na destinação do levantamento. Desse modo, assegurando que a propagação de erros não exceda os limites de segurança aceitáveis para o serviço em questão.

Inspeções Aéreas: Inspeção em Parques Eólicos

Existem três tipos de levantamentos topográficos: o planimétrico, o altimétrico e o planialtimétrico. O primeiro se refere às medidas em um plano, enquanto o segundo levanta medidas na vertical. A união desses dois resulta no levantamento planialtimétrico, método que permite um mapeamento mais completo. A seguir, vamos conhecer as características desses levantamentos, assim como suas principais utilidades.

Operação e manutenção de aerogeradores: utilização de drones em usinas de energia eólica.

O levantamento topográfico planimétrico, também chamado Planimetria, se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem uma área. Esse levantamento é ideal para determinar os limites de um terreno.

Inspeções Aéreas: Inspeção de Linhas de Transmissão

Por outro lado, o levantamento altimétrico consiste na definição das alturas de um terreno. Esse método também é chamado de altimetria, e registra o grau de declividade de um terreno. As curvas de nível são representações em planta baixa dos pontos de um terreno que apresentam uma mesma altura. Desse modo, a principal função de uma altimetria é representar o relevo de uma área, informação fundamental para o entendimento das características de um terreno.

Inspeção de linhas de transmissão: uso de drones para inspecionar linhas de transmissão

Já o levantamento planialtimétrico consiste, basicamente, na união entre os levantamentos planimétrico e altimétrico. Esse método permite tanto a medição das projeções horizontais quanto das diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento mais completo. Contudo, esse levantamento é necessário nos casos em que se necessita de um mapeamento detalhado das condições de um terreno.

 

 

    [/vc_column][/vc_row]